sexta-feira, 3 de maio de 2013

boa noite iniciantes na arte do bonsai

aqui vai uma prevê  explicação da historia do bonsai.

Como não existe documentos que comprovem como e quando exatamente o bonsai surgiu,
há muitas histórias diferentes que descrevem a origem. No entanto, é possível citar pontos em comum entre elas. Segundo as diversas versões, os primeiros bonsai foram cultivados na China há milhares de anos atrás.

A história mais aceita entre os cultivadores do mundo todo, é a de que há milhares de anos, na China, os homens mais ricos e cultos saiam das cidades, buscando maior contato com a natureza, tudo isso visando atingir a harmonia e a tranquilidade do espírito.
Inicialmente, ás arvores em miniatura eram mantidas como eram encontradas, sendo apenas transplantadas para vasos. No entanto, com o tempo, foram surgindo, de forma gradual e lenta, técnicas que visavam aprimorar o formato dos pequenos exemplares.
Essas miniaturas passaram a ser chamadas pun sai. Muitos acreditavam que os chineses, os quais deram início ao que seria o primeiro bonsai, não eram apenas ricos, mas estavam relacionado diretamente a religião. Afirmam que se tratava de monges taoista, que admiravam essas pequenas arvores, devido aos seus sinais de velhice e de luta pela sobrevivência contra as adversidades da natureza. 

Saído da China
como isso, desmitifica-se a ideia de que o bonsai foi originado no Japão. Os chineses foram os responsáveis pela miniaturização de arvores em vasos. Eles acreditavam que eram um vínculo entre o céu e a terra, algo que estimulava a meditação.
Levados pelos monges chineses, a arte chegou ao Japão, na era Kamakura, que compreende o período entre 1192 d. c.. Lá a pratica foi modificada, desvinculando da religião e tornou-se arte. Os japoneses passaram a ver o bonsai como uma expressão do homem, interpretando a natureza e, então, procurando recriar suas formas com a maior perfeição possível. Inicialmente, era uma pratica de aristocracia, mas com o tempo, se disseminou.
Contam que, já em 1664, um funcionário do estado chinês se mudou para o Japão, onde passou a se dedicar ao bonsai. A partir dos conhecimentos transmitidos por esse mestre, os japoneses desenvolveram as técnicas de cultivo e criaram os estilos básicos.   
 O bonsai chegou ao ocidente, muitos anos depois, no século 18, ingleses retornaram do território japonês, espantados com as pequenas arvores cultivadas em vasos, que produziam e se assemelhavam das encontradas na natureza.
No Brasil, as primeiras histórias relacionadas a arte do bonsai, são de 1908, com a chegada dos primeiros imigrantes japoneses. mas de acordo com Chuiji Takeguma, a pratica não começou quando os imigrantes trouxeram Takeguma conta que muitos conhecedores e admiradores desta  arte, desembarcaram em terras brasileiras, entre eles o monge budista Tomojiro Ikaragui. Ele teria trazido o tronco de uma amoreira, o que  poderia ter sido o primeiro bonsai introduzido no país, se a alfândega brasileira não o tivesse confiscado.
Apenas na década de 30, com estabilidade financeira, alguns imigrantes iniciaram o cultiva de exemplares de bonsai.